PG jogos

Foto: arquivo PG jogos

Foto: arquivo PG jogos

 

As associações do setor automotivo divulgaram os números referente à produção, vendas e importação de veículos no primeiro trimestre de 2023. Apesar do aumento de 16,3% no número de emplacamentos em comparação ao mesmo período de 2022, o resultado não está sendo tão comemorado. Isso porque apesar do crescimento, os números estão abaixo dos níveis pré-pandemia. Confira os detalhes abaixo. 

 

Vendas e produção apresentam números melhores do que no ano passado

Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foram 53,1% superiores em março em relação ao mês de fevereiro. 

No acumulado do primeiro trimestre, o aumento foi de 16,3% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Segundo a Anfavea, a falta de veículos ocasionada pela crise dos semicondutores no início de 2022 e as vendas realizadas para as locadoras em 2023  contribuíram para o crescimento dos indicadores neste ano. Já a produção de veículos foi 8% maior quando comparado com o primeiro trimestre de 2022 e 37,3% quando a comparação é realizada com o mês de fevereiro. 

 

Importações

As importações apresentaram bons números, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA). Nos três primeiros meses de 2023 houve um aumento de 95,3% nos emplacamentos de veículos importados quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No total, 7.625 carros importados foram vendidos entre janeiro e março. 

Segundo o Presidente da ABEIFA, João Henrique Garbin de Oliveira, o bom desempenho aconteceu por causa de uma demanda reprimida do segmento que está sendo atendida atualmente. “O nosso setor de importados, isoladamente, foi bem nesse trimestre porque havia e ainda há uma demanda reprimida por esses produtos mais tecnológicos”, afirma João. 

 

Veículos eletrificados 

Os veículos híbridos e elétricos também apresentaram bom desempenho neste início de 2023. 14,8 mil unidades foram emplacadas no primeiro trimestre, número superior aos 9,8 mil unidades vendidas durante o mesmo período de 2022. Em relação ao mês de fevereiro, houve um aumento de 39,2% nas vendas. 

 

Share This
PG jogos Mapa do site